domingo, 26 de fevereiro de 2012

Uma boa dose de CARÁTER, cura!

Doutor, você pode receitar-me uma dose de caráter?


Caráter: s. m - Conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo);
Uh!!! Conjunto de qualidades boas ou más que distinguem uma pessoa. Que podemos detalhar ainda mais como:
Caráter é o modo de ser de um indivíduo, através da soma de seus hábitos, virtudes, sua índole ou sua firmeza de vontade, seus vícios, suas características próprias, seu temperamento. Existe muitas variações do caráter de uma pessoa, que pode ser, covarde, dramático, desafiador, briguento, inconstante entre outros.


O caráter não sofre as influências do meio, uma vez que ele é inerente ao individuo e se forma dentro do ventre materno. O conjunto das qualidades boas ou más é que determina sua conduta e a sua moralidade. Sua personalidade, seu humor e temperamento que pode sofrer alterações em função da adaptação familiar, pedagógica e social do indivíduo.
O caráter quando é forte, não se deixa vencer pelas liberalidades, pelas facilidades oferecidas que indicam um caminho errado, mesmo que naquele instante possa parecer correto. O individuo está sempre em estado de prontidão. É como se ficasse uma luz vermelha piscando, diante dos caminhos que se apresentam. A educação e a cultura são as responsáveis na tomada de decisão na vida, porém o diferencial é o caráter.
O individuo é uma construção dele mesmo, ele forja seu próprio eu, presente sem máscaras, dentro dos seus pensamentos, formando os mais variados graus de caráter. O caráter é modelado, pela experiência, educação, autoconhecimento, formação familiar, e é lapidado com a perseverança e a determinação.
Muita vezes deixamos em nossa vida a certeza do êxito devido a vacilação do ambiente externo. Não que o caráter seja formado por tal situação, mas o ambiente externo o influencia. Aqui entra o ponto da firmeza de propósito. Não deixando que fatores o influencie. Conhecer nosso potencial e nossas fraquezas contribuem muito para a formação e lapidação do caráter. Uma pessoa de caráter não se importa em perder, e mudar...em saber que errou e se redimir. Uma pessoa de caráter não se amedronta por fatores que o levariam a enfrentar “montanhas” criadas por ele mesmo. Uma pessoa de caráter é justa no firme propósito de valorizar o certo em detrimento do errado. Uma pessoa de caráter (bom) não é covarde.
Embora o ambiente possa influenciar ( O mau caráter), alguma características do mesmo vem da infância. Isso é natural, pois depois poderá ser moldado. Mas há os que acham que não. Outros catedráticos acham que em algumas situações extremas poder ser alterado (A dor de uma perda por exemplo), ou consciência de algo “Supremo” que o fará alterar.

Conheci muita gente de bom caráter, mas conheci também uns que não sabem nem o que significa.
Educação e cultura ajudam nas suas tomadas de decisão na vida, mas ambas sofrem mutação ao longo do tempo, enquanto o caráter, em última instância, é o diferencial no momento crucial da escolha. Vejam: Momento crucial da escolha!!
A Fé, a Experiência, autoconhecimento, educação, formação familiar, são alguns dos instrumentos de que o homem se vale para modelar seu caráter.
É algo como treinamento constante, que um dia redundará em resultados. É necessária neste processo a paciência e saber que é imprescindível conhecer e obedecer as leis da Natureza. E parar de creiar seu mundo paralelo, onde a verdade parece imutável e os outros são sempre os culpados.
Assim se lapida o caráter, aprendendo com os erros e quedas do caminho, com perseverança e determinação, e principalmente sendo honesto consigo.

SENDO HONESTO CONSIGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário